As indústrias demandam uma iluminação assertiva para que os colaboradores possam realizar suas atividades sem que o fluxo de trabalho seja comprometido. Mas, mais do que isso, é preciso pensar na economia do sistema luminotécnico industrial como um todo, desde a eficiência energética até a qualidade de iluminação proporcionada pela luminária, sua distribuição e a segurança que os produtos em questão oferecem para o ambiente.

Por esses e outros motivos, o desenvolvimento de um projeto luminotécnico profissional é imprescindível quando falamos de ambientes industriais. Isso porque é através da análise detalhada que se é possível saber quais características  os produtos deverão ter para sanar essas necessidades locais. Para isso é necessário um embasamento não só no que diz respeito aos equipamentos disponíveis no mercado, como também em relação às normas técnicas e de seguranças visadas pelo segmento industrial.

Neste artigo nos aprofundaremos nestes requisitos e falaremos dos impactos positivos que se pode obter ao investir em um projeto luminotécnico industrial. 

Requisitos necessários para a iluminação industrial

O primeiro passo neste guia é ter conhecimento sobre os requisitos mínimos necessários que a iluminação industrial demanda.  É necessário que as luminárias escolhidas tenham boa durabilidade a fim de evitar a manutenção. Ao mesmo tempo, também é necessário levar em conta as características intrínsecas da luminária, como suas características fotométricas e mecânicas. Cada um desses fatores possui valores de referência determinados por normas técnicas.

Normas técnicas

Até 2013, para a iluminação de interiores eram considerados os valores estabelecidos pela norma NBR5413 da ABNT. No entanto, essa foi substituída pela norma ABNT NBR 8995. Na norma em questão, é possível consultar iluminâncias (lux), a uniformidade, o ofuscamento da luz, a temperatura de cor, os índices de reprodução da cor, bem como muitos outros aspectos fotométricos.

Por exemplo, no espaço de triagem da indústria alimentícia, a norma estabelece que é necessário uma luminância média de 300lx, um índice de ofuscamento máximo de 25 (UGRL) e um índice de reprodução de cor (Ra) de 80%, permitindo uma representação das cores de maneira mais fiel. Esse fator se torna ainda mais importante quando se trata de ambientes hospitalares ou mesmo alimentícios, onde existe a possibilidade de presença de sangue, uma vez que o vermelho é uma das cores mais difíceis de serem representadas pela iluminação.

A distribuição das luminárias

Para saber quantas luminárias serão necessárias para o ambiente industrial em questão, vários fatores são levados em conta, desde o tamanho do local, as cores das paredes, do chão, bem como a altura do pé direito e a atividade que é realizada no ambiente. 

Além disso, em projetos de retrofit também é imprescindível que seja realizada uma avaliação da posição das luminárias já existentes, bem como das eletrocalhas. Isso devido ao cabeamento do ambiente e também aos pontos de fixação disponíveis para  instalação das luminárias.

Após o levantamento de todos esses itens, hoje há softwares que são capazes de projetar o ambiente simulando a iluminação ideal para o mesmo. Isso contribui não só para a adesão dos produtos mais adequados, como também para a economia a médio e longo prazo.

Grau de proteção IP

Esse item corresponde à resistência que as luminárias e outros equipamentos elétricos possuem no que diz respeito à exposição a sólidos e líquidos. Hoje em dia, o grau mais elevado de luminárias disponíveis no mercado é o IP69K. Para entender mais sobre a resistência das luminárias clique aqui

Por que investir em um projeto luminotécnico industrial?

Você, gestor, já deve ter feito essa pergunta a si mesmo. A resposta é simples, e na verdade deveria ser “Por que NÃO fazer?”, tendo em vista todas as vantagens que o planejamento luminotécnico pode gerar para o ambiente industrial.

Ao investir em um projeto luminotécnico industrial é possível reduzir os gastos de energia elétrica, uma vez que a empresa poderá aderir aos produtos com a eficiência energética ideal, ou seja, conseguem proporcionar uma qualidade luminotécnica ideal com o menor consumo de energia, alem de demandarem baixos custos com manutenção

Além disso, ao planejar previamente o sistema de iluminação, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores que, ao estarem em um ambiente com a quantidade de luz adequada, farão menor esforço visual em suas tarefas rotineiras e, consequentemente, terão mais saúde e segurança no dia a dia, resultando em benefícios diretos para as indústrias.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram que, pensar na iluminação vai muito além de fatores estéticos ou econômicos. Pensar na iluminação é pensar na integridade dos colaboradores, nos impactos gerados ao meio ambiente e na produção industrial competitiva.

Primeiros passos

Outra questão a ser levantada é: quanto custa um projeto luminotécnico industrial? Essa é uma preocupação de muitas empresas, principalmente as de pequeno e médio porte ou que estão começando agora em seus ramos de atuação. No mercado, você encontrará diferentes tipos de produtos, voltados para diferentes ambientes, cada um com suas demandas e necessidades específicas. No catálogo de produtos da Novvalight você pode conferir os principais tipos de luminárias, bem como suas especificações técnicas e para quais ambientes são indicadas, como por exemplo para espaços corporativos e escritórios, ou mesmo para ambientes internos da indústria.

Com este breve guia, esperamos ter te ajudado a compreender a importância de um bom projeto luminotécnico industrial, bem como as principais vantagens que este investimento pode proporcionar para a sua empresa como um todo, não só a curto, como também a longo prazo.

A Novvalight é uma empresa especializada no desenvolvimento de luminárias e projetos de iluminação para indústrias de todos os portes, e pode desenvolver um projeto luminotécnico personalizado para o seu ambiente industrial, incluindo estudo de payback para viabilidade financeira. 

Em nossos projetos, levamos em conta a segurança, a viabilidade, a sustentabilidade e a economia do sistema de iluminação como um todo. Isso tudo é resultado de mais de 20 anos de experiência no mercado, considerando o feedback de cada cliente para aprimorarmos cada vez mais não só os nossos cases, como também nosso know how no desenvolvimento de produtos. Entre em contato conosco e saiba como podemos revolucionar a realidade da sua empresa.