Realizar o cálculo de payback diante de qualquer investimento é uma prática fundamental, principalmente quando trata-se de um projeto luminotécnico.

Se payback é o cálculo de tempo necessário para um investimento ser pago, calcular o payback é o mesmo que estar próximo de alcançar a possibilidade real de economia contínua.

Ao optar pela economia imediata, as manutenções frequentes, a baixa produtividade e a falta de eficiência fazem parte do cenário escolhido, cada vez mais distante do lucro.

Busque pelo payback desejado junto com a eficiência sustentável da Novvalight.

O que considerar no cálculo de payback?

Antes de pensarmos em setores de atuação específicos, é preciso que você tenha conhecimento dos principais padrões de luminárias disponíveis no mercado. Confira a seguir:

Cálculo de payback Novvalight

*Caso real: análise de payback de 5 anos de galpão comercial com lâmpadas mistas X luminárias LED Novvalight.

1. Período de Investimento

Momento de investir com olho na poupança futura que vai se formar: retorno para o fluxo de caixa com economia contínua

2. Período de Payback

Quando o investimento começa a se pagar e a poupança cresce com objetivo de atingir seu ponto de equilíbrio e zerar o investimento inicial

3. Período de Lucro

Fase do ponto de equilíbrio, onde a economia gerada pelo projeto se equaliza com o investimento inicial e, comparado com a situação anterior, ainda conquista economia contínua

Como calcular o payback de um projeto luminotécnico?

Para o cálculo do payback de iluminação é necessário considerar os seguintes parâmetros:

Dados de partida

  • Custo da energia (kWh)
  • [i] Taxa de inflação anual (%)
  • [T] Matriz de funcionamento anual (horas/ano)

Sistema de iluminação existente

  • Custo anual do consumo energético [E1]
  • Custo anual operacional (mão de obra + material) [OP1]

Novo sistema de iluminação 

  • [E2] Custo anual do consumo energético
  • [I0]  Investimento (luminárias + custo de instalação)

Em um projeto de eficiência energética em iluminação, verifica-se sempre que [E2] < [E1] e [OP2] < [OP1], sendo esta poupança recorrente que vai determinar a “velocidade” do payback do projeto.

Aguardar o payback ou ignorar o mercado?

A SELIC caiu, o real perdeu valor e os economistas recomendam olhar para o futuro com perspectivas de resultados.

Grandes decisões baratas têm impactos negativos a curto prazo e, geralmente, seus resultados não são percebidos enquanto se despreza o planejamento.

Por isso, em um projeto de iluminação, o ato de postergar o payback faz parte do jogo, já que é o tipo de investimento que demanda um longo prazo, porém seu efeito é o lucro.

Na hora da decisão, calcule, mas também avalie: qualidade da iluminação, a eficiência da luminária, quanto de potência (W) é necessário para atingir altos níveis de luz (lúmens) e economia de energia, proteção, garantias e certificados que o produto fornece. Em nosso site há diversos artigos disponíveis para um projeto de iluminação eficiente.

Com todas as cartas na mesa, fica claro que o cálculo de payback de um projeto luminotécnico personalizado é um investimento economicamente promissor para o negócio, de maneira contínua e satisfatória. Não fique em dúvida, fale com a equipe Novvalight.