A luz é vital à vida humana. A luz do dia regula as funções do organismo. Enquanto que a ausência de luz, durante a noite, prepara e oferece descanso e desacelero ao corpo. É pensando nos seres humanos como centrais nos ambientes fechados, com pouco ou nenhuma iluminação natural, que nasce o conceito de Human Centric Lighting (HCL).

Ao olhar para as pessoas que ocupam, diariamente e praticamente o dia todo, espaços como escritórios, escolas e hospitais, notamos que a iluminação digital passa por uma evolução. Como resultado, há um novo valor agregado aos projetos luminotécnicos. Ele incorpora a necessidade de atender às demandas naturais do corpo para oferecer bem-estar e conforto ambiental. 

Dessa forma, para atender ao conceito de HCL (Human Centric Lighting) – ou iluminação centrada no ser humano –, é preciso que haja tecnologias disponíveis e acessíveis capazes de entregar uma iluminação que se aproxima ao máximo da luz natural e de suas nuances ao longo do dia.

Para conhecer mais sobre o Human Centric Lighting (HCL) e os recursos em luminárias existentes, acompanhe a leitura deste artigo. 

Um passeio pela evolução da iluminação 

Primeiramente, uma breve história da luz elétrica e de como ela evolui ao longo dos séculos. Em 1879, Thomas Alva Edison, inventor norte-americano, produziu uma iluminação durável que passava por uma corrente elétrica através de um filamento de carbono. Tudo isso dentro de uma ampola de vidro vazia. 

Então, a lâmpada em forma de pêra foi inventada. Bem, depois dessa primeira luz de Thomas Alva Edison, a luz elétrica foi passando por transformações importantes até chegarmos ao LED. 

Os primeiros estudos sobre o LED surgiram no início dos anos 1990. A iniciativa foi dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física, Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura. Dessa forma, os três deram o primeiro passo para as lâmpadas LED de luz branca e de longa duração. 

Com o LED, alcançamos alternativas mais duradouras e mais eficientes às lâmpadas até então conhecidas. 

O LED, sem dúvidas, foi uma descoberta importante devido a seu baixíssimo consumo energético bem como à sua preocupação com a sustentabilidade do planeta. 

Pensar a iluminação passou, então, a ganhar novas perspectivas. Chegamos aos sistemas digitais de controle das luzes de LED, capazes de rentabilizar ainda mais os investimentos e a produção.

Nesse caminho percorrido pela luz artificial, alcançamos o Human Centric Lighting (HCL), o qual atende às novas exigências de iluminação com projetos centrados no ser humano. 

O foco é o bem-estar e o conforto ambiental das pessoas, já que o Human Centric Lighting (HCL) oferece condições de luminosidade em harmonia com o relógio biológico. O chamado ritmo circadiano é o período de 24 horas em que o organismo realiza processos como metabolismo, sono e vigília, guiado pela exposição aos diferentes tipos de luminosidade ao longo do dia.

Assim, é sobre as possibilidades de tecnologias em luminárias para atender esse novo conceito que trataremos mais a seguir. 

Problemas causados pela iluminação inadequada 

Sobretudo, antes de apresentar as tecnologias disponíveis, vamos entender um pouco sobre como a iluminação inadequada afeta a vida das pessoas em suas atividades e no funcionamento natural de seu corpo. 

Uma fonte de luz que não se altera ao longo dia não condiz com o organismo dos seres humanos ao passo que ele sofre alterações ao longo do período e, para cada fatia do dia ou da noite, necessita de estímulos luminosos diferentes para realizar suas funções. 

É comprovado cientificamente a relação direta entre a luz natural e o metabolismo humano. Como dissemos lá no início, sem luz natural não há vida possível. Assim, quando um ambiente fechado, com pouco ou nenhuma iluminação natural, oferece uma iluminação artificial inadequada, o resultado para as pessoas que nele convivem não é positivo. 

De acordo com a NBR 5413, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a luz é definida como uma potência radiante que, ao estimular o olho humano, produz sensações visuais. Por essa razão, só podemos enxergar com a presença da luz. Mas somente a luz correta é capaz de gerar mais conforto, precisão e segurança. 

Iluminação e aprendizado nas escolas 

Dentro das escolas, pesquisas mostram que a qualidade do aprendizado do aluno está diretamente ligada às condições das edificações escolares. 

De acordo com Ferreira e Moretti (2014), a iluminação está fundamentalmente atrelada à produtividade em sala de aula, pois a luz é fundamental e imprescindível para o mecanismo da visão e processamento do cérebro. 

Iluminação inadequada nos ambientes de trabalho

A princípio, quando falamos de iluminação inadequada em um ambiente interno, falamos tanto da insuficiência ou do excesso dela. Em ambos os casos podem-se produzir alterações fisiológicas nos indivíduos a ela expostos. 

De acordo com o Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem, dos autores Karl H. E. Kroemer e Etienne Grandjean, a iluminação deficiente e a consequente fadiga visual são responsáveis por 20% de todos os acidentes em ambientes de trabalho. 

Dessa maneira, entre as alterações associadas a uma iluminação inadequada e que podem levar a acidentes de trabalho, podem-se destacar: 

  • a fadiga visual, caracterizada pela irritação e lacrimejo ocular, que em graus mais avançados podem levar a cefaleias, assim como náuseas e irritabilidade;
  • o ofuscamento que pode resultar em uma incapacidade visual temporária;
  • dificuldade de discernimento de algum objeto ou elemento de risco por conta de uma iluminação ruim. 

Vantagens do Human Centric Lighting (HCL)

Então agora que compreendemos o quanto uma iluminação ruim pode afetar as atividades e a saúde humanas, vamos às vantagens e benefícios de se pensar uma iluminação centrada nas pessoas e com foco na qualidade de vida, saúde, bem-estar e produtividade.  

Benefícios e efeitos do Human Centric Lighting (HCL) em diferentes aspectos: 

  • Desempenho 
    • Além de contribuir para a melhora da visibilidade para um trabalho mais preciso e seguro,  a iluminação auxilia tanto quanto na melhora do estado de alerta, no foco e no tempo de resposta das pessoas. 
  • Bem-estar
    • A iluminação artificial pode tornar o espaço mais acolhedor, aconchegante e no qual seja possível sentir-se confortável e seguro.
  • Experiência 
    • O projeto luminotécnico de um espaço pode ajudar na maneira como aquele ambiente é visto e sentido. Por exemplo, uma luz brilhante oferece energia, já uma luz difusa mais suave, relaxa e torna o local mais intimista. 
  • Inteligência, automação e economia 
    • A evolução da iluminação conta com a inteligência artificial em sistemas integrados de medição e visualização de energia, capazes de oferecer dados precisos sobre o consumo
      Assim, conectados por um controle em rede, os processadores geram informações que possibilitam identificar formas de economia de energia e de uso mais consciente dos recursos.  
  • Internet das coisas
    • O conceito de Human Centric Lighting (HCL) aparece também relacionado à internet das coisas. Em lojas de varejo, por exemplo, uma iluminação de LED inteligente, conectada à comunicação visual digital avançada e sistema de Bluetooth®, pode guiar os compradores aos produtos que desejam encontrar. 
      A tecnologia é capaz ainda de fazer com que os varejistas estabeleçam uma comunicação em tempo real com os clientes pelos corredores. Por meio dos dados gerados, os responsáveis pela loja podem otimizar a equipe e os layouts da loja. Dessa forma, aumentam a satisfação do cliente e reduzem o custo operacional.

Novvalight e as soluções em iluminação inteligente 

Atenta às novas demandas e desafios dos sistemas de iluminação, a Novvalight criou grupos de luminárias com a tecnologia capaz de impactar positivamente o resultado de nossos clientes.

Grupo GO: pronta para iluminar 

Um produto GO conta com luminárias que reúnem eficiência, economia agilidade, dentro de uma proposta viável para as instalações elétricas. Ademais, os modelos de luminárias comerciais têm entrega rápida e chegam prontas para instalação. 

Grupo Expert: iluminação para grandes desafios 

A Expert é um grupo de produtos Novvalight com recursos predefinidos de automação, capaz de se adequar às especificações técnicas de cada projeto. 

Além disso, um produto Expert pode evoluir para outras versões como sistemas com controles e para a Tech com IoT (Internet das Coisas).

As luminárias classificadas como Expert, com destaque para os modelos em LED Intera e Intera S, são voltadas para indústria, para desafios de iluminação, projetos luminotécnicos de alta performance e sob medida. 

Luminária Intera

Trata-se de uma luminária LED linear, de alta eficiência, indicada para galpões industriais e comerciais. 

Projetada pela Novvalight, a Intera atende às demandas dos segmentos industrial, logístico e comercial como centros de distribuição, indústria automotiva, escritórios, supermercados, redes varejistas, entre outros.

Possui performance e alta eficiência energética para oferecer luminosidade e economia em perfeita harmonia. 

Luminária Intera S

A luminária Intera é versátil e, sendo assim, permite o acoplamento de várias em sequência, passando a funcionar como um sistema luminotécnico. Formando, então, o modelo Intera S. Este sistema linear de alta eficiência foi projetado para gerar uniformidade luminosa sob medida de galpões industriais e comerciais, dos segmentos industrial, logístico e comercial, 

O sistema Intera S, com LED de alta performance, foi desenvolvido para durar e atender aos requisitos de um ambiente amplo, que precisa ser seguro e possuir uma iluminação eficaz,

Produto Tech: iluminação inteligente sob medida 

Um produto Tech faz as conexões e que integra recursos para evolução do ambiente comercial ou industrial. 

Suas luminárias integram projetos luminotécnicos e possibilitam controles de automação, iluminação inteligente e sob medida para cada especificidade de negócio. Em suma, é a modernidade sob a luz da Internet das Coisas. 

Para saber mais sobre a inteligência Novvalight, que estão alinhadas com o conceito Human Centric Lighting (HCL), entre em contato e solicite um estudo luminotécnico personalizado com nossos especialistas

Há 20 anos, a Novvalight fabrica e desenvolve, no Brasil, luminárias de alto desempenho e rendimento, as quais são essenciais para impulsionar a competitividade das empresas nacionais, independente do segmento. Conte conosco! 

Fontes: FACULDADES INTEGRADAS DE ARACRUZ CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, UFRJ, SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – 2010, Opera Mundi UOL, El País , Ministério do Trabalho, ABNT